Líder em gestão de resultados para organizações de saúde, a Planisa atua com diversos produtos e soluções que vêm contribuindo na transformação do setor no Brasil. Em Fortaleza, por exemplo, a Planisa desenvolveu o Projeto de Gestão Estratégica de Custos e Melhoria Contínua dos Resultados no Hospital Otoclínica que, logo no início da implementação, já apresentou resultados positivos. “Conseguimos perceber alguns resultados, principalmente na organização dos centros de custos, que foi a nossa primeira etapa do projeto. Dessa maneira, hoje conseguimos saber o resultado de cada área produtiva para auxiliar na tomada de decisão”, conta o CEO Grupo OTO, Victor Luis Lima Moreira. “Outro ponto importante foi a capacitação das pessoas que trabalham conosco para contato inicial com custos hospitalares, com treinamento realizado pelo diretor técnico da Planisa, Marcelo Carnielo”, completa.

O Otoclínica é um hospital geral, cirúrgico e clínico, com nove especialidades em pronto-atendimento, atuando em duas sedes. Por mês, são atendidas, aproximadamente, 11 mil pessoas, somando o pronto-atendimento e internações.

A execução do projeto segue em andamento, mas Moreira ressalta que a gestão hospitalar está “muito mais madura” nas tomadas de decisões voltadas aos custos, com análise de resultados por setores produtivos, compreendendo melhor onde podem ajustar os recursos. “Próximo passo, já podemos entrar nas áreas administrativas para análises das despesas e (o projeto) foi de fundamental importância para a projeção do orçamento para 2020”, fala. “Através da plataforma KPIH, podemos ainda realizar comparativos com outras instituições de mesmo perfil, uma forma de fazemos benchmark”, acrescenta.

O diretor técnico da Planisa, Marcelo Carnielo, salienta a magnitude dos benefícios conquistados por meio do Projeto de Gestão Estratégica de Custos e Melhoria Contínua dos Resultados. “A instituição, otimizando sua gestão, consegue direcionar melhor seus investimentos, organizar e harmonizar o trabalho de toda equipe, o que, consequentemente, também irá gerar ganhos para a sociedade como um todo, que terá um serviço prestado com maior qualidade.”