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Fusões na saúde: Entenda vantagens e implicações

Após Dasa e Amil, especialistas avaliam que ainda há espaço para fusões e aquisições na saúde; diretor de Serviços da Planisa elenca pontos a serem considerados

No último mês, o Grupo Dasa e a Amil assinaram um acordo para a criação de uma nova empresa, a Ímpar, que resultará em uma rede com 4.400 leitos em 25 hospitais e centros oncológicos. Com isso, se tornará o 2º maior grupo hospitalar do Brasil, atrás somente da Rede D’or. A fusão precisará ser aprovada pelos órgãos reguladores, como o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), essencial para garantir que a união não prejudique a concorrência no setor.

Especialistas avaliam que ainda há espaço para que mais companhias unam operações no setor de saúde. Isso porque a área tem estado fragmentada em diversos pontos da cadeia, abrangendo desde prestadores de serviços como hospitais, clínicas e laboratórios, até empresas pagadoras como operadoras de planos de saúde e financiadoras. Com isso, acredita-se que mais empresas busquem eficiência por meio da consolidação com outras.

Na visão do especialista em gestão de custos hospitalares e diretor de Serviços da Planisa, Marcelo Carnielo, as fusões potencializam a expansão da rede de hospitais, aumentando a capilaridade e a presença em diversas regiões do Brasil. “Isso pode resultar em uma maior oferta de serviços de saúde para a população da saúde suplementar. Os pacientes podem ter acesso a um maior número de serviços especializados, incluindo tratamentos de alta complexidade, que antes poderiam não estar disponíveis em suas regiões”, fala.

Carnielo ressalta, ainda, que a consolidação pode gerar economias de escala, ganhos de qualidade, permitindo a redução de custos operacionais e a otimização de recursos. “Isso pode se traduzir em melhores serviços a custos mais competitivos, além da possibilidade de oferecer atendimento integrado”, diz. “Outra questão é que, com a união das duas empresas, espera-se um aumento nos investimentos em tecnologia, pesquisa e inovação, o que pode melhorar significativamente a qualidade dos diagnósticos e tratamentos oferecidos”, completa.

Implicações para o Mercado e Concorrência

O diretor de Serviços da Planisa comenta que a nova rede se torna um forte concorrente para outras grandes redes hospitalares do país, o que pode levar a uma competição mais acirrada e potencialmente beneficiar os pacientes com melhores serviços e preços.

“A saúde suplementar no Brasil está se organizando em grandes grupos e de forma verticalizada, a Rede D´OR e SulAmérica é um bom exemplo.  Mas nem tudo sopra a favor, com juros altos, sinistralidade alta das operadoras e despesas financeiras elevadas. As dificuldades para geração de caixa estão aquém do esperado para muitas gigantes do mercado”, salienta.

Segundo Carnielo, a criação de uma rede hospitalar robusta pode levantar preocupações sobre práticas monopolistas, limitando a concorrência em algumas regiões e potencialmente afetando a diversidade de escolha para os consumidores.

Em outro ponto, ele lembra que a fusão pode atrair investimentos e gerar empregos, contribuindo positivamente para a economia, mas faz uma ressalva. “No entanto, também é necessário considerar os desafios econômicos, como a sustentabilidade financeira das operações e a capacidade de atender à crescente demanda por serviços de saúde”.

Cultura Organizacional: Um desafio

Carnielo fala que, apesar das origens semelhantes, a cultura organizacional sempre é um desafio neste tipo de operação. “Apesar de a governança da Ímpar ter sido estruturada para manter um equilíbrio de direitos no conselho de administração, os exemplos de fusões neste porte bem-sucedidas são poucos, além de um processo que consome tempo e recurso”.

Sobre a Planisa

Com 36 anos de atuação, a Planisa é a empresa líder em gestão de custos hospitalares da América Latina, com soluções tecnológicas e serviços de consultoria especializados no setor saúde. Conecta dados assistenciais e econômicos com inteligência em todos os aspectos da trajetória dos cuidados da saúde, por meio de uma solução especializada (KPIH), capacitação e vasta experiência. Atualmente, com cerca de 350 clientes e R$ 33 bilhões de custos gerenciados nos últimos 12 meses, a Planisa opera no Brasil, África e América do Sul.

 

Acredita-se que mais empresas busquem eficiência por meio da consolidação com outras

 

Assessoria de imprensa – Predicado Comunicação

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Crédito da foto: Divulgação/Freepik

 

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