Levantamento da Planisa feito em 27 hospitais públicos e filantrópicos do país foi destaque na imprensa brasileira. A pesquisa mostra que, de janeiro a agosto, as internações por doenças respiratórias aumentaram 27,6% em comparação ao mesmo período do ano passado. Em valores, as internações custaram, em 2024, R$ 11milhões a mais do que o registrado no mesmo período de 2023.
Regiões do Brasil vêm enfrentando constantes mudanças climáticas, com quedas bruscas de temperatura, prevalência de tempo seco e poluição crítica. Diante disso, manter-se saudável tornou-se um desafio, e as doenças respiratórias sobrecarregaram as unidades de saúde e os hospitais.
O diretor de Serviços da Planisa, Marcelo Carnielo, destacou que o valor de R$ 11 milhões reflete a pressão financeira adicional que os hospitais enfrentam atualmente e acrescentou que “as instituições terão de investir em estratégias de prevenção, como incentivar a vacinação contra doenças respiratórias e doenças sazonais cujo aumento da incidência pode estar relacionado a condições climáticas adversas”.
As matérias podem ser acessadas nos links:
Folha de S.Paulo: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2024/09/internacoes-por-doencas-respiratorias-aumentam-quase-28.shtml
Agência Brasil: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2024-09/internacoes-por-doencas-respiratorias-aumentam-quase-28
Tv Jovem Pan News: https://www.youtube.com/watch?v=mFsbvI9X4uk