Em parceria com o IAG Saúde, os clientes e não clientes Planisa poderão acessar, de forma gratuita, a plataforma Health.Link, que ajudará os hospitais no gerenciamento de recursos críticos e de pessoal para o enfrentamento do coronavírus. A plataforma foi desenvolvida pelo Grupo IAG Saúde, para oferecer teleorientação e telemonitoramento para as instituições de saúde.

Por meio de um painel específico do DRG Brasil Analytics, as entidades de saúde terão acesso a quatro módulos: Dados Nacionais, que mostra a evolução dos casos da Covid-19 no Brasil, de acordo com informações do Ministério da Saúde; Inventário Diário, no qual os hospitais irão cadastrar dados sobre a disponibilidade de recursos e quadro de colaboradores; Gestão de Uso de Máscara NR95, com orientação sobre a preservação e a aba Gestão de Recursos para Ventilação Mecânica, que irá mostrar o risco de desabastecimento de recursos do hospital durante a pandemia.
Este último módulo contém gráficos que mostram um completo mapeamento do hospital, com dados comparativos e previsão de uso de recursos. Há, por exemplo, gráficos com o número de pacientes infectados pelo vírus no hospital, o número de pessoas nas Unidades de Tratamento Intensivo e a previsão de quantos pacientes a unidade tende a receber nos próximos dias.

Em relação a infraestrutura do hospital, os gráficos apresentam a disponibilidade de leitos, ventiladores mecânicos e máscaras NR95 bem como a previsão de consumo destes itens nos próximos dias frente ao crescimento de casos. O sistema ainda ressalta informações de pessoal, como o quantitativo de médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e técnicos disponíveis e a previsão do trabalho dos colaboradores.

“O gerenciamento de riscos de desabastecimento e a previsão de necessidade de aquisição de determinados itens para o tratamento seguro e eficaz de cada paciente afetado pelo vírus são fundamentais para que os hospitais adotem ações preventivas para evitar o desequilíbrio e enfrentar esta pandemia com o menor impacto possível”, afirma o diretor técnico da Planisa, Marcelo Carnielo.

Para ter acesso a plataforma, clique aqui.