Nesta terça-feira, 26/2, a gerente técnica da Planisa, Maria Beatriz Nunes Pires, apresentou a conclusão do trabalho realizado nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios de Campinas e Pirajú.

O projeto: “Gestão Estratégica de Custos e Melhoria Contínua dos Resultados” foi realizado em sete unidades de Campinas e duas de Pirajú, teve início em agosto/2017 quando foi definido o plano de trabalho, seguido da estruturação dos custos de cada unidade, organização da coleta e levantamento dos dados, elaboração de indicadores, apuração e gestão de custos.

Foram apresentados indicadores de quantidade de equipes e colaboradores, população e produção, assim como informações de custos totais e unitários dos serviços correspondentes ao período de janeiro a junho de 2018.

O Secretário Municipal de Saúde de Campinas, Cármino Antonio de Souza e a Secretária Municipal de Saúde de Pirajú, Luciana Bragança dos Santos, estiveram presentes na apresentação juntos com as respectivas equipes. Ambos agradeceram o trabalho realizado pela Planisa, elogiaram a qualidade, o resultado e a disponibilidade da equipe no apoio no desenvolvimento do projeto.

O estudo foi encomendado pelo Programa Saúde em Ação, da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e em parceria com os municípios de Campinas e Pirajú. Teve como objetivo principal o levantamento de custos das unidades básicas de saúde, uma vez que o Programa prevê o investimento na atenção básica de cinco regiões do Estado e a qualificação do cuidado no SUS. Dessa forma, é fundamental que os gestores tenham subsídios quanto ao seu custeio para que possam planejar e potencializar suas ações em saúde.