Na segunda-feira, dia 25 de março, foi apresentado na Câmara Municipal de Piraju, o estudo de custos realizado pela Planisa em unidades básicas de saúde da cidade.

O estudo, que durou um ano, foi realizado em duas das nove unidades do município: Cantizani e São José e contou com a parceria do projeto “Saúde em ação”.

A apresentação teve a presença da Diretora do Departamento de Saúde, Luciana Bragança dos Santos, o Diretor do Departamento de Administração, Paulo Donizetti Sara, do contador do Departamento de Orçamento e Finanças, Marcelo Carlos de Oliveira, e demais participantes dos projetos e representantes das unidades.

Foram divulgados os custos totais de cada unidade e serviços realizados, além de indicadores de produção e população, salientando que mais de 90% dos custos são fixos e que o custo com pessoal representa praticamente 100%.

Segundo o estudo, há um índice significativo de faltas nas unidades: 22% em consultas médicas agendadas e 31% para consultas odontológicas, o que, com o elevado % de custos fixos impacta diretamente na otimização dos recursos de mão-de-obra, que estão disponíveis para realizar um atendimento que não acontece.

Após a apresentação, foi aberto um espaço para que os participantes questionassem, justificassem e apresentassem sugestões de melhoria para os indicadores apresentados, com a participação da Dra. Magnólia Gripp Bastos de Oliveira Santos, do Programa Saúde em Ação.

Os representantes dos departamentos de Piraju parabenizaram o projeto.